• Categoria do post:Dicas

Você sabe o que é o perito forense computacional e o que ele faz? No post de hoje, você pode tirar todas as suas dúvidas, e conferir por qual motivo essa profissão de investigação forense computacional, está tão em alta atualmente.

Com a popularização da internet, a vida das pessoas melhorou bastante por causa das facilidades que estar conectado oferece. Contudo, apesar dos inúmeros benefícios, essa facilidade de conexão também deixou as pessoas mais vulneráveis aos crimes digitais.

O que faz um profissional de investigação forense computacional?

Esses crimes cibernéticos, nome da prática ilícita no ambiente digital, acabaram criando uma demanda por práticas de proteção a esses ataques. Com isso, as profissões que envolvem a cibersegurança estão em alta, e são cada vez mais demandadas.

E nesse contexto, a figura do perito forense computacional começa a se destacar. Pois é uma profissão de investigação forense totalmente voltada para o ambiente digital, com vistas a combater os ataques cibernéticos e demais crimes virtuais.

Podemos dizer que se trata de uma profissão relativamente nova, já que a presença maciça da internet na vida das pessoas é um tanto recente. 

O perito forense parece uma profissão de filmes, em que um profissional é especialista em investigação forense computacional. Ou seja, investigar como se deu um ataque ou crime digital.

Mas você sabe exatamente o que um profissional de investigação forense computacional faz? É claro que a profissão exige muita qualificação e conhecimento técnico. Afinal, não é algo simples de se fazer. 

Para entender mais sobre essa profissão tão presente em nossa vida atual, continue lendo este artigo, e descubra como funciona a investigação forense computacional, e todas as suas particularidades.

O que esse profissional faz?

magnifying glass keyboard

O profissional de investigação forense computacional analisa e investiga ambientes digitais, com o objetivo de descobrir possíveis fraudes ou evidências que possam servir de comprovação para algum crime cibernético.

Os ambientes digitais investigados podem ser os mais diversos, tais como mídias, softwares, hardwares e sistemas. Quem conduz a investigação forense computacional é esse profissional, com a finalidade de identificar a autoria dos ataques criminosos.

Assim, sua função é recuperar informações de dispositivos diversos, como computadores, por exemplo, para levantar evidências de um ato ilícito.

Este perito costuma trabalhar para empresas privadas ou atuar em forças policiais para coletar documentos, analisar as informações e, muitas vezes, recuperá-las também, quando ocorre de precisarem analisar dispositivos que já sofreram danos. 

Por isso, cursos de especialização avançados em segurança são essenciais para esse profissional.

Também é preciso buscar por informações e indícios do crime, evitando interferir no ambiente, pois trata-se de uma investigação forense. Sendo assim, é necessário respeitar certas normas, como as de legitimidade da prova. 

Por isso, esse profissional também precisa ter conhecimentos sobre normas processuais, leis e algumas outras questões jurídicas.

Além de investigar os crimes, o perito de investigação forense computacional também pode atuar na prevenção de crimes cibernéticos, testando sistemas e corrigindo vulnerabilidades.  

Para encontrar e coletar essas provas, o profissional perito precisa ter muito conhecimento técnico, e atuar com tranquilidade também. Pois é um trabalho que demanda tempo e precisa ser bem detalhista.

A demanda pelo perito de investigação forense tem se tornado cada vez maior, pois muitos crimes envolvem, pelo menos em alguma medida, o uso de algum meio eletrônico.

A computação forense e a perícia digital são áreas de especialização para quem quer seguir na carreira forense, e são responsáveis pela formação do perito de investigação forense digital.

hacker with laptop

Quais são as principais competências de um profissional de investigação forense?

São muitas as competências necessárias para um profissional de investigação forense computacional. Afinal, ele precisa ter um conhecimento amplo e variado, que vai da cibersegurança ao Direito.

Veja a seguir algumas dessas competências que são necessárias para esse profissional.

  • Ser organizado e saber trabalhar com método;
  • Ter conhecimento na legislação sobre crimes digitais;
  • Experiência com metodologias, técnicas, estratégias e ferramentas para ataques digitais;
  • Ter habilidade investigativa para descobrir rastros de qualquer ação ilícita, mesmo que não seja aparente;
  • Ter conhecimentos sobre a jurisdição e as políticas de privacidade das organizações que estão envolvidas na investigação.

Principais passos de uma análise de investigação forense computacional

O perito de investigação forense computacional é acionado sempre que ocorre um crime cibernético. Bem como sempre que há necessidade de analisar algum equipamento eletrônico para comprovar um crime também.

Assim, esse perito pode fazer exames periciais em equipamentos de armazenamento de dados, como HD, pendrive, CD, Blu-Rays, DVD, entre outros. 

binary code digits technology software concept

Bem como em outros dispositivos também, como e-mails, sites, videogames, smart TVs, tablets e smartphones. O objetivo é comprovar ou descartar um crime por meio dessa análise pericial.

Apesar de investigar crimes digitais, muitas vezes esses peritos precisam se deslocar para o local onde o delito ocorreu. Isso ocorre, por exemplo, quando é preciso encontrar o computador de um criminoso para evitar a perda de evidências e provas.

O resultado da perícia feita nos equipamentos, deve gerar um laudo técnico, ou um relatório. Este deve ser imparcial, e de fácil leitura e interpretação, até mesmo uma pessoa que não tenha todo o conhecimento técnico na área. 

Portanto, o relatório ou laudo deve comunicar de forma clara, as evidências que o perito encontrar na investigação. Esse laudo deve ser fundamentado em fatos.

Passos de uma análise de investigação forense computacional

Para entender melhor como funciona a análise de uma investigação forense computacional, podemos descrever os passos principais que esse perito deve seguir em seu trabalho.

Pois a perícia precisa seguir alguns caminhos fundamentais, para que seja válida e íntegra. Enfim, veja a seguir, os principais passos que o perito deve seguir:

  • Garantir que ninguém tenha acesso ao equipamento ou sistema que será periciado, para protegê-los de possíveis alterações;
  • Realizar uma cópia do sistema ou dispositivo que passará por perícia, pois a análise deverá ser feita nessas cópias para preservar os originais;
  • Realizar uma pesquisa profunda no dispositivo, procurando por todos os arquivos, até mesmo aqueles que estejam ocultos, criptografados ou protegidos por senhas;
  • Recuperar informações e dados o máximo que conseguir, inclusive as que já foram deletadas, utilizando os softwares desenvolvidos para esse tipo de tarefa;
  • Buscar retirar a criptografia dos arquivos sempre que possível, pois é uma tarefa difícil e, às vezes, não há possibilidade de fazê-la;
  • Registrar todo o processo realizado para a produção de relatórios detalhados e laudos técnicos, apresentando as descobertas;
  • Estar preparado para comparecer em audiências no tribunal caso seja chamado.

Enfim, foi possível notar que a profissão de perito de investigação forense está em ampla ascensão. Contudo, para atuar nessa área, é preciso muito preparo e empenho. Como esses profissionais ainda existem em menor quantidade no mercado de trabalho do que outras carreiras de TI, as remunerações costumam ser mais altas e atrativas.

Contents