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Com mais de 12 milhões de habitantes e cerca de 7 milhões de veículos, São Paulo possui um sistema viário complexo e carregado, por isso, foi fundamental estabelecer um rodízio de veículos para viabilizar a circulação e controlar a qualidade do ar

Como funciona o rodízio de veículos SP placas?
(crédito: divulgação)

A cidade de São Paulo conta com uma das maiores frotas de veículos da América, sendo cerca de seis milhões de carros e um milhão de motocicletas. Diante disso, se fez necessário implantar um rodízio de veículos como forma de regular a circulação de veículos. Isso foi pensado para viabilizar a mobilidade urbana e reduzir o impacto ambiental, melhorando a qualidade do ar.

Rodízio de veículos de segunda à sexta

O Rodízio em SP ocorre apenas de segunda à sexta, portanto, a circulação aos finais de semana é livre. O que determina é o número final da placa, assim, a cada dia, são limitados dois finais de placa de circular.

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A regra determina que existe um horário e uma região delimitada para circulação das placas contempladas em cada dia. Confira os dias de cada uma:

  • Segunda-feira -> finais 1 e 2;
  • Terça-feira -> finais 3 e 4;
  • Quarta-feira -> finais 5 e 6;
  • Quinta-feira -> finais 7 e 8;
  • Sexta-feira -> finais 9 e 0.

A restrição de circulação não vale para o dia inteiro, o rodízio é limitado apenas para os horários de pico no fluxo de automóveis circulando, ou seja, das 7h às 10h, no período da manhã, e das 17h às 20h no período da noite.

A multa para os veículos que forem pegos circulando no período de restrição é de R$130,00 e 4 pontos na carteira.

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Zona do Rodízio de veículos

O maior fluxo de veículos é no sentido do bairro para o centro, isso porque a maioria das pessoas mora no bairro e trabalha no centro, por isso foi determinado como zona de rodízio de veículos o centro expandido e mini anel viário, contemplando as vias que dão acesso das regiões norte, sul, leste e oeste da cidade ao centro. São elas:

  • Complexo Viário Maria Maluf, em toda sua extensão;
  • Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo;
  • Viaduto Grande São Paulo, em toda sua extensão;
  • Avenida das Juntas Provisórias, em toda sua extensão;
  • Avenida dos Bandeirantes, em toda sua extensão;
  • Avenida Presidente Tancredo Neves;
  • Marginal do Rio Pinheiros, da Marginal do Rio Tietê até a Avenida dos Bandeirantes;
  • Avenida Afonso D’Escragnolle Taunay, em toda sua extensão;
  • Marginal do Rio Tietê, entre a Avenida Salim Farah Maluf e a Marginal do Rio Pinheiros.

Portanto, o rodízio de veículos restringe a circulação apenas nas regiões de grande concentração de veículos e horários em que há maior acúmulo de pessoas indo ou voltando do trabalho, deixando livre a circulação em períodos e regiões onde o fluxo de automóveis é menor, viabilizando o tráfego e o acesso de todos ao centro da cidade.

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Porém, veículos que circulam para promover locomoção de pessoas com deficiência, patologias crônicas, doenças graves, mobilidade reduzida ou que estão em tratamento contínuo de patologia grave estão livres do rodízio, mas precisam solicitar livre circulação junto ao DSV, Departamento de Operação do Sistema Viário.

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