• Categoria do post:Dicas

Descubra a melhor forma de proteger o seu imóvel com um seguro residencial

7 principais coberturas de um seguro residencial
(crédito: divulgação)

Conquistar a casa própria é um dos maiores sonhos dos brasileiros e é uma vitória que merece ser valorizada. Ter e manter um imóvel requer um investimento financeiro muito alto e, por isso, proteger esse bem é muito importante.

O seguro residencial compreende uma série de coberturas possíveis, com o único objetivo de resguardar o seu patrimônio, garantindo indenização caso eventos de força venham a acontecer. O objetivo do seguro é mitigar quaisquer riscos ao imóvel e ao seu uso, resguardando o segurado de possíveis prejuízos.

Principais coberturas de seguro residencial

Depositphotos 25784359 S

Listamos abaixo as 7 principais coberturas de um seguro residencial. Confira:

1. Incêndio

Possivelmente a cobertura mais comum e conhecida. Faz parte do que se entende como cobertura básica para um seguro residencial. Garante indenização sobre os danos causados por incêndio acidental.

2. Danos elétricos

É muito comum que sobrecargas na rede elétrica, raios que atingem o imóvel, causem danos aos aparelhos conectados à rede. A cobertura contra danos elétricos garante indenização aos prejuízos causados a partir desses eventos, seja com o reparo ou substituição do item.

3. Fenômenos naturais

Os eventos mais imprevistos com certeza são os naturais. Uma forte chuva, uma rajada de vento, chegam quando menos se espera. É muito importante ter cobertura contratada para esses eventos também. Vendaval, granizo, tornado, desmoronamento, entre outros, são alguns exemplos de fenômenos que podem ter cobertura. Esse tipo de cobertura abrange também eventos como impacto de aeronaves e veículos.

Depositphotos 25402937 S

4. Hidráulica

Garante cobertura aos danos decorrentes de vazamentos nos encanamentos da residência, infiltrações, etc. Inclui também os serviços de encanador para correção dos problemas.

5. Roubo ou furto

A cobertura contra roubos ou furtos garante que itens de valor estejam seguros dentro da residência, e que a subtração deles seja indenizada pela seguradora. Mas atenção, é muito importante ter um bom inventário dos bens registrado com a seguradora, para que, até os itens mais específicos sejam indenizados sem maiores problemas.

6. Coberturas específicas

Atualmente é possível contratar seguro para basicamente qualquer bem. Quando se trata de seguro residencial existem produtos que visam segurar também itens mais específicos, como uma bancada feita em pedra com maior valor agregado, mármores e vidros. Algumas seguradoras oferecem cobertura até para o paisagismo do imóvel.

7. Serviços gerais

Você sabia que as seguradoras também oferecem na apólice de seguro a cobertura dos custos de alguns serviços gerais? Serviços como os de chaveiro e eletricista para realização de reparos quando há risco aparente para o imóvel. Outros como encanador, limpeza de calhas e caixa d’água, são exemplos de coberturas que podem estar incluídas na apólice de seguro. Esses são alguns exemplos de possíveis coberturas e cada vez mais as seguradoras têm aprimorado suas ofertas de serviços.

Depositphotos 31430647 S

Uma dica importante: Esteja atento ao contratar um seguro residencial. Por conta de sua grande especificidade, todos os itens em que há a intenção de segurar devem estar devidamente registrados na apólice, bem como ter posse de notas e documentos que comprovem a existência, a posse e o valor do bem. Leia o contrato com atenção e garanta que tudo que precisa estará lá. Assim, quando o imprevisto vier, você estará tranquilo e resguardado.

Contents