Profissionais de SEO e profissionais de marketing digital estão constantemente e incansavelmente buscando maneiras novas e únicas de melhorar a presença online de seus clientes, bem como a classificação de seus sites nos resultados de pesquisa do Google.
Por outro lado, o Google também continua atualizando seu algoritmo de mecanismo de pesquisa, tornando mais desafiador para as empresas on-line obter uma classificação mais alta.
É por isso que as melhores estratégias e práticas de otimização de mecanismos de pesquisa continuam evoluindo regularmente. Se você deseja medir o sucesso de sua campanha de SEO, estimar o tráfego orgânico não é o único caminho. Existem vários outros aspectos para medir o sucesso do seu SEO e que muitas vezes são ignorados pelos profissionais de marketing online. Vamos discutir o que são:
Boas classificações SERP não são suficientes!
Normalmente, a maioria das empresas on-line avalia o sucesso de seus esforços de SEO com base no tráfego orgânico que seus sites vêem. Quanto mais visitantes seu site receber por meio de seu canal orgânico, mais bem-sucedida será a campanha de SEO. Mas esta nem sempre é uma imagem real.
A pesquisa do Google agora inclui resultados de sites de mídia social e relações públicas, ampliando o canal de pesquisa orgânica. Além disso, os algoritmos do mecanismo de busca do Google agora são mais complexos e precisos, tornando difícil para uma agencia de seo julgar como o algoritmo analisa os sites.
Além disso, o novo recurso de pesquisas do Google como o carrossel e a caixa de respostas, pode ser um divisor de águas para sua métrica de pesquisa orgânica. Mesmo que você não esteja no topo do ranking, o Google ainda pode reconhecer informações de qualidade do seu site e destacá-las na caixa de respostas.
Por outro lado, embora você possa ter uma classificação alta, pode testemunhar uma diminuição na taxa de cliques se seu rival de mercado colocar o conteúdo do site na caixa de resposta. Assim, é ver porque a necessidade de conteúdo de grande qualidade nunca foi tão vital antes.
Entenda a verdadeira origem do tráfego
Eu desindexei um de meus sites por quase 6 horas como parte de um experimento para medir o impacto da desindexação em meu tráfego orgânico e direto. Com esse experimento acabei descobrindo que a desindexação resultou em quase 60% de declínio no tráfego direto, enquanto o tráfego orgânico foi quase zero.
Se você evitar esses problemas básicos, como não indexação e atribuição incorreta, poderá obter mais tráfego para seu site do que o creditado. Portanto, sempre existirá uma necessidade de descobrir a verdadeira fonte de tráfego do seu site.
Os principais navegadores, incluindo Google Chrome e Safari, ficaram muito inteligentes. Eles podem rastrear rapidamente seu histórico de pesquisa quando você tenta digitar a frase de pesquisa e fornecer sugestões imediatas. Agora, se você clicar no link sugerido pelo navegador estará tecnicamente ignorando os resultados da pesquisa orgânica e, portanto, isso será atribuído como um canal direto.
Se você é um usuário regular da Internet, provavelmente sabe como os navegadores avançados de hoje entendem rapidamente o que você está procurando, mesmo que você tenha digitado apenas meia palavra ou frase.
Ou seja, o tráfego que você considerava orgânico anteriormente agora é atribuído como tráfego direto e, portanto, pode não fazer parte do seu relatório de SEO. Mas o SEO realizado anteriormente ainda possui o crédito por isso!
O que mais?
Às vezes, você obtém tráfego de aplicativos móveis que não enviam dados de referência. Assim, esses leads são considerados como tráfego direto. Embora esses leads possam ter vindo como parte de sua estratégia de SEO, como listagem de empresas locais, na verdade você não está recebendo o crédito pelo mesmo.
Na verdade, o Google agora pode direcionar os usuários diretamente para a página de um aplicativo a partir do resultado da pesquisa, ignorando o site.
Resultado final
Existem muitos aspectos dos canais de busca orgânica e paga que os profissionais de SEO ou proprietários de sites precisam considerar hoje para obter o máximo de cliques e conversões.
Embora o tráfego orgânico ainda seja o principal atributo da métrica de SEO, existem muitos outros atributos que você deve considerar para medir o valor real de sua campanha de SEO.
Se você quiser saber mais sobre como o SEO traz amplo tráfego orgânico, entre em contato com nosso especialista em SEO e crie uma estratégia de SEO completa para resultados de longo prazo.
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